Call Center
 
Buenos Aires Buenos Aires
BUENOS AIRES
Hoteis em Buenos Aires  
Hoteis Buenos AiresFotos de Buenos AiresImpresãoInformação TurísticaMapas & Planos de Buenos Aires

Guia de viagem da cidade de Buenos Aires

Mapa da cidade de Buenos Aires

Informação sobre Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires é a capital da República Argentina. Junto com sua área metropolitana (A Grande Buenos Aires) é a segunda maior capital da América Latina. Está localizada no hemisfério sul do continente americano. Estende-se sobre um terreno plano à beira direita do Rio da Prata de 19,4 km de norte a sul e 17,9 km de leste a oeste, a uma altura de 20 metros sobre o nível do mar.

 

Com uma superfície de 203 km quadrados e uma população de 3.042.581 habitantes (e 13.044.800 na área metropolitana), é o centro cultural mais importante da Argentina e um dos principais da America Latina.

Denominações

Dentro da Argentina, costuma referir-se à cidade com diferentes denominações além de Buenos Aires. O nome de Capital Federal é um dos mais utilizados, sobretudo para diferenciá-la da província homônima, em alusão à condição de distrito independente que adquiriu com a lei de Federalização promulgada por Julio Argentino Roca. Muitas vezes também é utilizado o termo "Cidade de Buenos Aires", ou simplesmente "Buenos Aires", embora este último presta-se a confusão com a província limítrofe. O nome de Cidade Autônoma de Buenos Aires é um dos títulos que oficialmente lhe deu a Constituição da Cidade sancionada em 1994.

Bairros

Oficialmente a cidade encontra-se dividida em 48 bairros, unidades territoriais que derivam das antigas paróquias estabelecidas no século XIX. Algumas destas unidades territoriais existem há décadas, no entanto, existem outras que foram determinadas recentemente. É o caso de Parque Chas, cujos limites foram estabelecidos em 18 de janeiro de 2006 quando foi publicada no Boletim Oficial a Lei 1.907. No entanto, sempre existiu uma grande quantidade de denominações não oficiais para algumas zonas da cidade, como Bairro Parque e Abasto, quantidade que atualmente está aumentando devido a motivos puramente comerciais.

 

O sistema de descentralização do governo por comunas retomará os limites interbarriais, pois haverá uma comuna por cada bairro ou bairros vizinhos.

Transporte

A complexidade da Cidade de Buenos Aires requer um sistema de transporte e de acessos à cidade igualmente complexo e extenso. A cidade não só precisa de um sistema de transporte para quem habita nela, mas também para os habitantes do aglomerado que se trasladam à cidade principalmente por motivos de trabalho.

 

Buenos Aires conta com quatro acessos por autopista, que se somam à grande quantidade de acessos existentes, sejam pontes ou avenidas que atravessam a Av. General Paz. Os acessos por autopista são o Autopista Buenos Aires - La Plata, o Autopista Ricchieri, o Acesso Oeste e o Acesso Norte. Estes autopistas permitem um acesso rápido desde a província de Buenos Aires, a diferença do resto dos acessos onde o trânsito é pouco fluído a partir da finalização do horário de trabalho.

 

O meio de transporte de maior uso é o ônibus, que com mais de 135 linhas em serviço não permite apenas conectar diferentes pontos da cidade, mas também chega a diferentes partidos da vizinha Buenos Aires. Outro meio massivo utilizado para acessar a cidade é a rede ferroviária, que tem em Buenos Aires um claro nodo concentrador. Algumas destas linhas têm conexão com o metrô, o que permite um traslado relativamente fluído desde a conurbação bonaerense até diferentes zonas da cidade. Os trens também são usados pelos portenhos como meio de transporte rápido dentro da cidade.

Clima

Embora os dias cobertos sejam mais freqüentes no inverno, quanto mais chove é no verão, época em que se desenvolvem tormentas às vezes muito intensas, provocando que enormes quantidades de água caiam em pouco tempo. No inverno são mais comuns chuviscos fracos, mas contínuos. Mesmo assim não se pode afirmar que exista estacionalidade de chuvas. Os verões são cálidos, com temperaturas de 24,5ºC em janeiro. Os invernos são suaves, com temperaturas de 11ºC em julho. Raramente registram-se temperaturas inferiores a 0º C e superiores a 36ºC. As névoas, outra característica de Buenos Aires se tornaram freqüentes, poucos dias ao ano.

História

Foi fundada pela primeira vez em 3 de fevereiro de 1536 pelo espanhol Pedro de Mendoza, sob o nome de Nuestra Señora del Buen Ayre. A cidade foi abandonada e arrasada pelos índios em 1541, e foi fundada novamente em 11 de junho de 1580 por Juan de Garay sob o nome de Ciudad de La Santísima Trinidad y Puerto de Santa María del Buen Ayre.

 

Buenos Aires teve um escasso desenvolvimento até que em 1776 foi nomeada capital do Virreinado do Rio da Prata. Desde esse momento começou a evoluir rapidamente devido ao impulso comercial que a beneficiou, principalmente graças ao contrabando, desenvolvendo-se econômica e culturalmente. A chegada de idéias liberais e fundamentalmente a ocupação da Espanha pelo exército napoleônico, permitiu a criação de movimentos emancipadores, que acarretaram em 1810 a Revolução de Maio e a criação do primeiro governo pátrio.

****

MONARCA HOTEL

Monarca Hotel ****

Puerto Madero

**

EMBASSY ALL SUITES

Embassy All Suites **

Centro

****

ETOILE HOTEL RECOLETA

Etoile Hotel Recoleta ****

Recoleta

****

ATENEA SUITES

Atenea Suites ****

Palermo Hollywood

***

HOTEL FROSSARD

Hotel Frossard ***

Centro

**

DAYS INN COMFORT

Days Inn Comfort Buenos Aires Hotel **

Centro

***

CORDOBA 860 SUITES

Cordoba 860 Suites ***

Centro

***

GRAN HOTEL ARGENTINO

Gran Hotel Argentino ***

Centro

****

HOLLYWOOD II SUITES

Hollywood II Suites ****

Palermo Hollywood

**

HOTEL MILAN

Hotel Milan **

Centro

****

PREMIER ARENALES SUITES

Premier Arenales Suites ****

Recoleta

****

HOLLYWOOD I LOFT

Hollywood I Loft ****

Palermo Hollywood

INFORMAÇÃO CORPORATIVA | FILIAÇÃO PARA HOTEIS