Call Center
 
Cataratas do Iguaçu HoteisGaleria de FotosImpresãoInformacãoMapas & PlanosAgendar em Favoritos

Informações sobre as Cataratas do Iguaçu

Descobertas no ano 1541, as Cataratas do Iguaçu, cujo nome vem do termo guarani “y-guaçu”, que significa “agua grande”, receberam da UNESCO o titulo de Patrimônio Natural da Humanidade.

 

As cataratas são produto da confluência do rio Iguaçu e do rio Parana, onde numerosas ilhas dividem a correnteza gerando mais de 270 quedas d’agua de ate 82 m de altura e 4 km de largura.

 

Alem dessa magnificência de incriveis proporções, esta area tambem se caracteriza pela cor alaranjada e avermelhada de seu solo lateritico. Esta denominação e devida à grande proporção de laterita na constituição do solo. O termo vem do latim “later” que significa “tijolo”. Segundo os cientistas a laterita esta composta de varios elementos como aluminio, silicio e, na maior proporção, oxido de ferro.

 

Em climas subtropicais, este ultimo elemento tende à “oxidação”, tendo como resultado a cor do solo tão similar ao tijolo a que se fazia referência acima.

 

As Cataratas do Iguaçu são compartilhadas pela Argentina, o Brasil e o Paraguai, na area denominada de triplice fronteira, podendo-se chegar ate la tanto desde a cidade Porto Iguaçu (Argentina), quanto desde Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai).

Cataratas do Iguaçu

CATARATAS DO IGUAÇU

As Cataratas e o rio Iguaçu

O rio Iguaçu da seu nome às cataratas. Quase com vida propria, o rio que nasce proximo à Serra do Mar, ao sul do Brasil, percorre 1.320 quilômetros ate formar as cataratas.

 

As cataratas do Iguaçu poderiam descrever-se como o conjunto de 275 quedas d’agua que conformam um fantastico semicirculo de quase três quilômetros de diâmetro. Posteriormente, o rio Iguaçu segue seu rumo desaguando no rio Parana, a aproximadamente 23 quilômetros de distância.

 

Mas conhecer esses dados geograficos não e suficiente para imaginar a beleza e a visão deslumbrante do cenario, o barulho de cada salto e os arco-iris formados na imensa nevoa que envolve as cataratas.


Cada queda d’agua guarda sua propria magia, mas destacamos entre outras: Duas Irmãs, Adão e Eva, San Martin, Rivadavia, Bosseti e Três Mosqueteiros.

 

No entanto, a mais conhecida e maior de todas as quedas d’agua e o Salto União que forma a famosa Garganta do Diabo na fronteira do Brasil com a Argentina.

Garganta do Diablo

GARGANTA DO DIABLO

Conformação das Cataratas do Iguaçu

Desde o ponto de vista da estrutura, toda a area das Cataratas do Iguaçu esta vinculada de alguma forma ao maciço de Brasilia.


Conforme afirmam os especialistas dedicados ao estudo deste fenômeno desde uma perspectiva geologica, ha aproximadamente cem mil anos, estas enormes rochas estavam localizadas justamente no lugar onde hoje se situa a triplice fronteira.


A explicação mais acertada indica que toda a area tem sofrido variados movimentos da crosta terrestre tanto em sentido ascendente quanto descendente, alem de numerosas fraturas, que resultaram na formação das cataratas.


Desta forma, devido às diferenças na dureza das rochas, as aguas foram desenhando uma paisagem muito particular. Com sua força devastadora, a agua foi desgastando as rochas ate desmoronar enormes blocos de pedra.

Hito tres fronteras

HITO TRES FRONTERAS

Historia das Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu foram descobertas pelo conquistador espanhol Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, membro do grupo denominado “Los Adelantados”, em 1541, quando foi nomeado governador do Paraguai e decidiu descer o rio à procura de uma rota para Assunção.


Cabeza de Vaca deu-lhes o nome de “Saltos de Santa Maria”, rendendo homenagem assim a quem fora a Virgem Protetora de sua expedição.


Porem, aquela região ja era conhecida pelos indios e em pouco tempo retomou sua denominação original guarani “Y Guaçu” que significa “agua grande”

Parque Nacional

PARQUE NACIONAL

Roteiros dentro do Parque Nacional Iguaçu

O deslumbrante Parque Nacional Iguaçu esta localizado no extremo nordeste da Provincia argentina de Misiones, que limita com o Paraguai e o Brasil.


Devido à variada e exuberante vegetação e fauna da região, dentro do parque foram criados varios circuitos para poder apreciar sua beleza natural.

 

• Centro de Interpretação “Ybira Reta” ( 25 minutos )
• Circuito Inferior (2 horas)
• Circuito Superior (1:30 horas)
• Circuito Garganta do Diabo (2 horas)
• Circuito Ilha San Martin (2 horas)
• Trilha Verde, (20 minutos)
• Trilha Macuco (3 horas)
• Centro comercial de artesanato e exposições (30 minutos)

 

Segue lista do tempo correspondente aos diferentes passeios e traslados no Trem Ecologico da Selva:

 

• Estação Central – Estação Cataratas: 10 minutos
• Estação Central – Estação Garganta do Diabo: 20 minutos
• Acrescenta-se aos tempos anteriores, para subida e descida de passageiros: 10 minutos

Trem ecologico

TREM ECOLOGICO

INFORMAÇÃO CORPORATIVA | FILIAÇÃO PARA HOTEIS