Call Center
 
Cataratas do Iguaçu HoteisGaleria de FotosImpresãoInformacãoMapas & PlanosAgendar em Favoritos

A Represa de Itaipu

A maior do mundo em produção de energia


Pirâmides do Egito, Jardins Suspensos da Babilônia, Templo de Artemis, Estatua de Zeus no Olimpo, Colosso de Rodas, Farol de Alexandria e Mausoleu de Halicarnasso.


Essas construções foram escolhidas como as sete maravilhas do mundo da antigüidade pelo grego Antipater, no ano 240 A.C. Passados 2.235 anos, em 1995, a Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis elegeu as sete maravilhas do mundo na modernidade.


Especialistas dos cinco continentes apontaram a ponte Golden State, o canal do Panama, o Eurotunel, o edificio Empire State, a torre Canadian National, o projeto de controle das aguas do Mar do Norte e uma obra que enche de orgulho e energia todos os brasileiros e paraguaios: a usina hidreletrica Itaipu Binacional, a maior do mundo em produção de energia.


Situada no rio Parana, em Foz do Iguaçu, Itaipu tornou-se referência mundial no aproveitamento de aguas fluviais para a geração de eletricidade. Suas turbinas produzem 25% da energia consumida no Brasil e 95% no Paraguai.


Sinônimo de gigantismo, seus numeros impressionam. Para se ter ideia, o volume de concreto usado na construção da usina serviria para construir 210 estadios como o Maracanã, enquanto o ferro e o aço utilizados seriam suficientes para edificar 380 vezes a Torre Eiffel.

Turismo Cataratas do Iguaçu

REPRESA ITAIPU

Como fonte de energia

No que refere à geração de energia, os resultados da hidreletrica não ficam por menos.

 

Itaipu tem capacidade instalada de 12.600 megawatts, potência dividida em 18 unidades geradoras. No momento em que celebra 30 anos da assinatura do tratado que a originou, Itaipu trabalha na instalação de duas novas turbinas que, somando-se às 18 atuais, vão ampliar a potência instalada da usina para 14 milhões de quilowatts, o que ajudara o Brasil a afastar, nos proximos anos, qualquer ameaça de um novo apagão.


O lago que alimenta a usina tem 170 quilômetros de extensão e 29 bilhões de metros cubicos de agua, grandiosidade planejada pelos militares que resultou no alagamento de terras e aniquilou uma maravilha natural, as Sete Quedas de Guaira.

 

Em compensação, os visitantes de Foz ganharam uma atração imperdivel. Conhecer Itaipu e descobrir uma epopeia que reuniu, no auge de sua construção, mais de 40 mil pessoas trabalhando dia e noite para domar as aguas revoltas do rio Parana.


Alem disso, na terra das Cataratas, as aguas são protagonistas de mais um espetaculo no interior da usina. Quando as comportas de Itaipu são abertas, sua vazão e 40 vezes superior ao volume de agua despejado pelas Cataratas do rio Iguaçu.


Para bem atender o volume gigantesco de visitantes, Itaipu tem investido pesado em seu complexo turistico. A direção da hidreletrica reformulou no primeiro semestre de 2003 o Centro de Recepção de Visitantes e a usina ganhou recentemente novas atrações, como a iluminação noturna.

Visitas a Itaipu Binacional

As visitas à Itaipu se dividem em turistica, especial e tecnica, esta ultima exclusiva para profissionais da area. Para o turista comum o melhor e agendar a visita especial, que inclui passagens pelos mirantes central e da barragem, alem de uma incursão ao edificio de produção da hidreletrica.


• Endereço: Centro de Recepção de Visitantes, Avenida Tancredo Neves 6.702
• Visita Turistica: aberta a todos, não e necessario marcar horario. De segunda a sabado, às 8:00, 9:00, 10:00, 14:00, 15:00 e 15:30 horas.
• Visita Especial: aberta aos maiores de 12 anos, para um maximo de 12 pessoas por grupo. De segunda a sexta-feira, às 9:00 e às 15:00 horas.
• Visita Tecnica (agendar com antecedência): dirigida a profissionais e autoridades. De segunda a sexta-feira, às 8:00 e às 14:00 horas.

 

Maiores informações e reservas pelo telefone +55045 520-6984, 520-6985 e 520-6988; enviando um correio eletrônico a rp@itaipu.gov.br, ou visitando o site www.itaipu.gov.br

INFORMAÇÃO CORPORATIVA | FILIAÇÃO PARA HOTEIS