Call Center
 
Machu Picchu Info Turística Cuzco
MACHU PICCHU
Hoteis em Machu Picchu  
Hoteis Machu PicchuFotos CuzcoImpresãoInformação CuzcoMapas & Planos de Cuzco

Informacao sobre Machu Picchu

É o Parque arqueológico mais conhecido e espetacular do Continente, tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.


Foi descoberto por Hiram Bingham em 1911, dizem que sua descoberta foi por acaso, pois o que realmente estava procurando era a cidade de Vilcabamba, último refúgio dos incas e último ponto de resistência contra os espanhóis.

 

Antigamente conhecido como Picchu ou Piccho, este lendário lugar do Peru contava em épocas coloniais com duas partes, o velho, "Machu"e "Wayna", o jovem; Picchu quer dizer simplesmente "cerro" e do conjunto surge seu nome "cerro velho".

Não eram muitas as pessoas que moravam na cidadela, talvez não mais de 200 ou 300 aproximadamente e segundo afirmam embora hipoteticamente idôneos no assunto, quase todos eram ligados à linhagem dos Incas ou pelo menos de alto rango.


Do que se não há dúvidas é que toda esta construção se tratava em essência de uma espécie de santuário de muitas riquezas e por esta razão importante, erigida nas proximidades de Cuzco.


O Santuário Histórico de Machu Picchu tem uma área de 32.592 hectares, e se encontra a uma altura de 2490 msnm tendo como referência a Praça Principal do sítio arqueológico. A temperatura oscila entre os 8º a 22º C. Os meses mais chuvosos vão de dezembro até abril.


O acesso é por via férrea, durante 4 horas aproximadamente se recorrem 112.5 km da estação de San Pedro em Cuzco, até a estação de Aguas Calientes e depois de ascende de Ônibus pela rodovia até o Santuário Histórico de Machu Picchu. Aqueles que gostarem de caminhadas e aventura poderão acessar a Machu Picchu realizando a Trilha Inca

Machu Picchu Cuzco

MACHU PICCHU

Seus três Setores

Este impressionante santuário, localizado a aproximadamente 1000 metros por debaixo do Cuzco, sobre os 2.360 msnm, possui dois importantes setores, o setor agrícola e o setor urbano, também denominado cidadela, e um terceiro denominado Wayna Picchu.


O setor mais amplo seria o agrícola, pois de alguma maneira abrange a cidadela, rodeando-a por inteiro.


A cidadela está constituída por prédios de diferente índole entre vivendas, depósitos e templos, trata-se de um grande santuário onde suas construções estão conectadas entre si através de finas ruazinhas e trilhas, a maioria em forma de escalinatas.


Ao mesmo tempo, a cidadela está cercada também por um enorme muro de proteção e uma vala muito larga e profunda construídos com fins de isolamento ritual propriamente dito.

Setores em Machu Picchu Cuzco

SETORES EM MACHU PICCHU

Wayna Picchu

Com uma altura aproximada de 2.720 metros, este topo classificado e conhecido como o terceiro setor dentro do grande santuário, impressiona por sua particular forma de coxilha e paisagem à medida que se ascende por ela.


Uma vez no sopé e justo no meio das rochas maiores existe o que o imaginário coletivo chamou de "a cadeira do Inca", ou seja, uma pedra talhada de forma muito parecida com um tronco rústico antigo.


De ali não é apenas a pedra lavrada o que deixa o turista sem palavras, mas também, a imensidão da paisagem. Ao ver ao redor o que se vê é realmente deslumbrante, uma enorme maquete verde com picos e quebradas que de nenhum outro ponto, se deixa apreciar dessa maneira.

Wayna Picchu Cuzco

WAYNA PICCHU

A vida em Machu Picchu

Segundo parece toda a população que com o passar do tempo foi assentando-se na urbe, não era precisamente local senão pelo contrário, eram pessoas provindas de diferentes lugares e zonas.


Em sua maioria eram mulheres, de acordo com o número de sepulturas encontradas no local. Trabalhavam a terra e se dedicavam à manufatura, especializando-se nos clássicos tecidos e na produção de peças de cerâmica.


Por outra parte existem documentos que datam do século XVI, que assinalam em terras pertencentes a antigos reis como as de Wayna Qhapag, o estabelecimento de muitas mulheres ou mamacunas.


A população que habitava Machu Picchu não contava em absoluto com guerreiros, e isto se soube depois de que não foi encontrado em nenhum dos cadáveres descobertos algum vestígio de trepanação. Realmente é notável.

A vida em Machu Picchu Cuzco

A VIDA EM MACHU PICCHU

INFORMAÇÃO CORPORATIVA | FILIAÇÃO PARA HOTEIS