Call Center
 
Hoteis RochaImagensImpresãoInformação RochaMapas & PlanosAgendar em Favoritos Rocha

Informação Geral de Rocha

O departamento de Rocha está localizado no sudeste do Uruguai, no litoral Atlântico, e possui uma longitude aproximada de 170 km de costas. Tem uma superfície de 10.550 km² e uma população de 70.000 habitantes.


Localiza-se na fronteira com o Brasil com quem o Uruguai divide suas águas, separando-o deste o amplo litoral sobre a Lagoa Merín.


Está rodeado também pelos departamentos de Treinta y Tres, ao nordeste, e por Lavalleja e Maldonado ao oeste. Ao sul e ao este estende-se o Atlântico, até o limite com o Brasil.


A língua oficial falada no Uruguai é o Espanhol.

Mapa de Uruguai Rocha

Informação Geral de Rocha

O clima cálido e chuvoso, a suave inclinação e uma costa baixa atrapalham a drenagem aparecendo os banhados e lagoas. Os banhados do interior, e os costeiros não salinos, aparecem com vegetação natural de palhegais e juncais, ou estão aproveitados para o cultivo do arroz.


Existem jazidas de cobre, linhitos e cantaria de mármore na coxilha de Carape. A pesca é outro recurso deste departamento. A agricultura, além do arroz, produz tabaco, amendoim, oleaginosas e frutais.


Apesar de todos estes recursos, a pecuária, e, sobretudo a ovina, é o principal recurso da região, e sobre ela descansa sua atividade industrial: alimentícia, curtidos e calçados, alcoóis. Sua capital é Rocha, localizada a alguma distância do litoral, obrigada pela existência entre ela e o Atlântico da lagoa homônima, invadida pelo mar em maré alta.


A economia da região se baseia na cria de gado, ovinos, suínos, abate de lobos e a pesca dá resultados apreciáveis. Cultiva-se milho, batata e no norte arroz. A indústria está pouco desenvolvida, elaboram-se cerâmicas, conservas, se realizam alguns tecidos, trabalha-se a fibra de palma e se fazem artesanatos, etc.

Orografía de Rocha

Existem extensas planícies e banhados, e uma sucessão de lagoas. Serranias como Alférez, San Miguel e outras, bem como muitos morros, contrastam pelas suas formas agrestes com a monotonia dos esteiros (Banhados de las Maravillas, San Miguel, India Muerta, etc.)


Derivadas da Serra Carapé entram no departamento as Coxilhas de Averías e Carbonera, e as panorâmicas serras de Bella Vista e de la Blanqueada.


Outras serranias são as dos Ajos e de los Rochas, os cerros Vigia e Áspero. O litoral apresenta praias bordejadas às vezes de barrancas muito erosivas e com pontas proeminentes: cabo de Santa María, Cabo Polonio e outras; algumas ilhas bordejam o litoral (Ilhas de Torres, Verde, Coronilla).

Lagoa de Castillos Rocha

LAGOA DE CASTILLOS

Hidrografia de Rocha

A Coxilha de Carbonera separa parcialmente a Bacia do Atlântico da Lagoa Merín, a ela corre o rio Cebollatí, que recebe o arroio Aiguá e ele ao Alférez, tudo no limite oeste e nordeste do departamento.


Também deságua nesta lagoa o rio San Luis, que recebe as águas do arroio India Muerta e outros; finalmente o arroio San Miguel no limite com o Brasil.


Ao Atlântico não chegam quase arroios; o litoral está acompanhado, no entanto, por uma sucessão de lagoas: Garzón, Rocha, Castillos (ela deságua no Atlântico pelo arroio Valizas) e Negra ou de Difuntos, relacionada através de esteiros com a Lagoa Merín.

Lagoa de Rocha

LAGOA DE ROCHA

INFORMAÇÃO CORPORATIVA | FILIAÇÃO PARA HOTEIS