Call Center
 
Ushuaia Info Turística Ushuaia
USHUAIA
Hoteis em Ushuaia  
Ushuaia HotéisFotos de UshuaiaImpresãoInformacãoMapas y Planos de Ushuaia

Cultura e Costumes de Ushuaia

Os primeiros testimônios históricos de Ushuaia coincidem com as incursões de audazes navegantes europeus a partir do século XIX. Os “Yámanas” foram surpreendidos pelo Bergantín Beagle, sulcando as águas do canal, que depois recebeu o nome desse navio. Assim se iniciam os primeiros contatos com o homem branco. Depois de mais de 6000 anos de vida nessa zona, a população mais austral do planeta começa a receber expedições européias.


Hoje, as suas origens, habitantes, misticismo e natureza podem ser apreciados em suas danças, cerâmicas, pinturas, artesanatos, teatro e fotografias, nos centros culturais, salas de espectáculos e, às vezes, ao ar livre.

Os Yámanas e os Alcalufes de Ushuaia

Os Yámanas e os Alcalufes são os nomes das duas etnias de nativos que viviam na zona de Tierra del Fuego, cada uma com a sua cultura e costumes particulares. Embora tenham convivido quase no mesmo espaço físico, os encontros entre elas foram quase acidentais.

 

O destaque dessas duas etnias era o seu artesanato, coisa altamente valorada já que os índios fueguinos dependiam exclusivamente da natureza circundante e não achavam nem refúgio nem ajuda das etnias vizinhas.

 

Os Yámanas tinham sua própria linguagem chamada yamaníhasha. Esse linguajar tinha a particularidade de ser muito sonoro e cheio de vogais. A pesar dessa abundância de vocábulos, os Yámanas eram pouco conceptuais, não compreendiam idéias abstratas tiradas de um contexto de aplicação imediata. Muitas de suas expressões eram usadas para marcar matizes sutis ou diferências de situações, a estrutura gramatical que usavam era muito básica.

INFORMAÇÃO CORPORATIVA | FILIAÇÃO PARA HOTEIS